Baterias estacionárias, automotivas e tracionárias: Entenda a diferença

Vamos falar sobre a diferença entre esses 3 principais tipos de baterias existentes no mercado: A estacionária, a automotiva e a tracionária.

Baterias estacionárias:

As baterias estacionárias foram feitas para trabalharem fixas, sem serem movidas. São usadas em diversos setores, como nobreak’s, monitoramento remoto, iluminação privada e pública, alarmes, segurança, ou seja, nas mais diversas situações, mas são muito conhecidas por serem utilizadas para sistemas de energia solar. Possuem placas internas em formato tubular e bastante espessas, e por isso são usadas para longos períodos de descarga profunda. Elas economizam no desgaste, portanto, tem uma vida útil que pode chegar há 10 anos. Além disso, são construídas com materiais nobres, o que aumenta ainda mais a sua vida útil e durabilidade.

Os terminais das baterias estacionárias possuem parafuso e porca, e dessa forma as interligações entre as baterias são mais fáceis.Esse tipo de bateria precisa da aprovação da ANATEL. Elas são testadas em laboratório antes de irem para o mercado, e podem ser descarregadas totalmente diversas vezes. A sua temperatura de operação pode chegar em 30°Celsius.

Baterias automotivas:

São as mais comuns no mercado profissional. Esse tipo de baterias tem uma grande quantidade de placas, porém com placas de chumbo de espessuras finas, e possui uma grande corrente mas por um curto período de tempo, como na partida de um carro, por exemplo. Os pólos da bateria automotiva são do padrão usado em automóveis, chamado de Cônico. Diferentemente das baterias estacionárias, as automotivas nem sempre necessitam de aprovação na ANATEL.

As baterias automotivas são projetadas para não descarregarem mais de 5% da sua capacidade total. Elas são feitas para recarregarem durante o uso do automóvel, ou seja, estarem sempre carregadas. Essa função é realizada pelo alternador nos carros. Sua vida útil é estimada em 3 anos e a sua temperatura de operação chega em torno de 25° Celsius.

Baterias Tracionárias:

As baterias tracionárias tem uma capacidade maior do que as outras baterias. São utilizadas praticamente como combustível em empilhadeiras elétricas, paleteiras elétricas, rebocadores elétricos e outros veículos de tração elétrica e movimentação de cargas.

Elas são fabricadas com componentes mais nobres e sofisticados e por isso a sua durabilidade é maior. Além disso, elas fornecem até 80% da capacidade de carga de 30 a 45° Celsius sem prejudicar o funcionamento. A espessura das placas e os seus componentes internos ajudam para o seu bom funcionamento. Fornecem de 5 a 8 horas de utilização em máquina, e só depois que precisa ser carregada.

Se a manutenção de uma bateria tracionária for realizada corretamente, a sua vida útil será de 5 a 8 anos. A Libertrak realiza a manutenção de baterias tracionárias de forma eficiente e rápida, para que você não perca muito tempo com a sua máquina parada. Enviamos um técnico para fazer a avaliação necessária diretamente na sua empresa. Para saber maiores informações é só ligar para: (51) 3051-6003.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *