Baterias estacionárias, automotivas e tracionárias: Entenda a diferença

Vamos falar sobre a diferença entre esses 3 principais tipos de baterias existentes no mercado: A estacionária, a automotiva e a tracionária.

Baterias estacionárias:

As baterias estacionárias foram feitas para trabalharem fixas, sem serem movidas. São usadas em diversos setores, como nobreak’s, monitoramento remoto, iluminação privada e pública, alarmes, segurança, ou seja, nas mais diversas situações, mas são muito conhecidas por serem utilizadas para sistemas de energia solar. Possuem placas internas em formato tubular e bastante espessas, e por isso são usadas para longos períodos de descarga profunda. Elas economizam no desgaste, portanto, tem uma vida útil que pode chegar há 10 anos. Além disso, são construídas com materiais nobres, o que aumenta ainda mais a sua vida útil e durabilidade.

Os terminais das baterias estacionárias possuem parafuso e porca, e dessa forma as interligações entre as baterias são mais fáceis.Esse tipo de bateria precisa da aprovação da ANATEL. Elas são testadas em laboratório antes de irem para o mercado, e podem ser descarregadas totalmente diversas vezes. A sua temperatura de operação pode chegar em 30°Celsius.

Baterias automotivas:

São as mais comuns no mercado. Esse tipo de baterias tem uma grande quantidade de placas, porém com placas de chumbo de espessuras finas, e possui uma grande corrente mas por um curto período de tempo, como na partida de um carro, por exemplo. Os pólos da bateria automotiva são do padrão usado em automóveis, chamado de Cônico. Diferentemente das baterias estacionárias, as automotivas nem sempre necessitam de aprovação na ANATEL.

As baterias automotivas são projetadas para não descarregarem mais de 5% da sua capacidade total. Elas são feitas para recarregarem durante o uso do automóvel, ou seja, estarem sempre carregadas. Essa função é realizada pelo alternador nos carros. Sua vida útil é estimada em 3 anos e a sua temperatura de operação chega em torno de 25° Celsius.

Baterias Tracionárias:

As baterias tracionárias tem uma capacidade maior do que as outras baterias. São utilizadas praticamente como combustível em empilhadeiras elétricas, paleteiras elétricas, rebocadores elétricos e outros veículos de tração elétrica e movimentação de cargas.

Elas são fabricadas com componentes mais nobres e sofisticados e por isso a sua durabilidade é maior. Além disso, elas fornecem até 80% da capacidade de carga de 30 a 45° Celsius sem prejudicar o funcionamento. A espessura das placas e os seus componentes internos ajudam para o seu bom funcionamento. Fornecem de 5 a 8 horas de utilização em máquina, e só depois que precisa ser carregada.

Se a manutenção de uma bateria tracionária for realizada corretamente, a sua vida útil será de 5 a 8 anos. A Libertrak realiza a manutenção de baterias tracionárias de forma eficiente e rápida, para que você não perca muito tempo com a sua máquina parada. Enviamos um técnico para fazer a avaliação necessária diretamente na sua empresa. Para saber maiores informações é só ligar para: (51) 3051-6003.

Como Carregar Baterias Tracionárias

Mesmo sem perceber, você está rodeado de baterias tracionárias. Elas estão presentes em diversos lugares, como supermercados, hotéis, empresas, lojas, aeroportos ,etc.

Baterias tracionárias servem como uma espécie de “combustível” para diversos veículos elétricos, como empilhadeiras, paleteiras, plataformas elevadoras elétricas, carrinhos de distribuição, entre outros.
Essas baterias são muito mais fortes do que as baterias comuns, pois possuem uma capacidade cíclica muito maior.
As suas placas e os componentes internos influenciam na utilização, pois trabalham com regime de descarga profunda e podem chegar a fornecer de 5 a 8 horas de utilização de um equipamento.

Como carregar baterias tracionárias

O cuidado com a maneira de carregar a bateria afeta muito no seu desempenho e vida útil.

O processo de carregamento de baterias tracionárias é bastante simples, basta seguir atentamente todas as informações passadas pelo fabricante. Hoje em dia, os carregadores elétricos de alta frequência são os mais indicados para carregar sua bateria, pois consegue atingir uma  melhor performance.

Com 20% de carga, já é possível conectar a bateria no carregador e então aguardar até que a sua carga fique totalmente completa. Normalmente a maioria dos carregadores desliga automaticamente quando a carga está completa.

Mas é importante enfatizar que não se deve carregar antes da hora:  Da mesma maneira que não é aconselhável deixar acabar toda a carga da bateria tracionária, é importante que ela não seja carregada antes do necessário. Carregar a bateria enquanto ela ainda tem carga suficiente para o bom funcionamento irá sobrecarregá-la, fazendo com que a sua vida útil seja diminuída drasticamente.

Máquinas que são muito usadas, como empilhadeiras por exemplo,  geralmente precisam uma carga diária. Já as máquinas que são usadas por um período curto de tempo podem ser carregadas a cada 2 dias. Nesses casos, também é importante estar observando a tarja vermelha, que sinaliza a necessidade de cargas de energia.

Algumas dicas que podem facilitar muito esse processo:

– Manusear a bateria com cuidado, evitando impactos;

– Manter a bateria limpa e longe da chuva e umidade, e não colocar sobre ela nenhum produto de metal, evitando um curto circuito, e se ocorrer, observe imediatamente a situação dos componentes antes de colocar a bateria em serviço novamente. Se os seus equipamentos de medição (voltímetro, densímetro, termômetro) não estiverem aferidos, a bateria poderá sofrer danos irreversíveis. E em caso de dúvidas, solicite uma assistência com profissional qualificado.

– Nunca desconectar puxando pelo cabo e muito cuidado ao conectar e desconectar. Verificar se há compatibilidade do equipamento com a bateria;

-Siga o manual de instruções. Diversas  baterias têm a sua capacidade de vida drasticamente reduzida, antes mesmo de completar o primeiro ciclo, porque as instruções não foram seguidas adequadamente de acordo com o manual. É essencial verificar as condições de operação do carregador antes de carregar as baterias. Você mesmo pode fazer um check-list antes de colocar a bateria em carga, observando contatos e conexões e as características elétricas básicas do carregador.

Não é aconselhável que a bateria fique muito tempo sem uso. Isso prejudica a sua vida útil e a sua autonomia.

Cuidados importantes:

– Verificar se o carregador está desligado antes de conectar a bateria;
– Observar possíveis maus contatos nos conectores;
– Ficar atento se a bateria não está com temperatura superior a 38°. Se for esse o caso, deixar descansar por pelo menos 1 hora;
– A carga deve ser realizada em local ventilado e não podem haver faíscas no local, pois no momento da carga são expelidos gases que podem ser explosivos;

SEMPRE após a carga verificar o nível da solução acrescentando água deionizada se necessário. É muito importante que o operador observe o nível correto evitando transbordamento.

Importante também manter sempre as baterias limpas e sem umidades. Se o eletrólito for expelido, neutralize-o imediatamente em solução à base de bicarbonato de sódio e água. Com as tampas das válvulas no lugar, é só utilizar um pincel de limpeza para limpar todos os conectores. Depois disso, remova todos os resíduos de bicarbonato. Lembre-se: Use todos os seus equipamentos de proteção individual, como: óculos, máscara e luvas de borracha.

Uma bateria de empilhadeira elétrica , por exemplo, pode ser carregada em torno de 1500 vezes na sua vida útil. O tempo de duração vai depender de alguns fatores, como a marca do equipamento, a forma de uso pelo operador e os cuidados que o responsável pelo equipamento vai ter.

É essencial realizar manutenções preventivas periodicamente. O final de ano é um ótimo período para essas manutenções, aproveitando o período de recesso, evitando assim que seus equipamentos fiquem parados e dessa forma atrapalhem a produção.

A Libertrak é especializada em vendas e manutenções de baterias tracionárias, trazendo um serviço de qualidade e excelência, para que a bateria da sua máquina dure muito mais tempo e tenha um ótimo desempenho.

Também somos autorizados da marca CROWN.

Para entrar em contato e fazer um orçamento sem compromisso basta enviar um e-mail para libertrak@libertrak.com.br ou ligar para (51) 3051-6003.

Pode contar conosco!